#navbar-iframe{height: 0px; visibility: hidden; display: none;}

Pregação

Lições sobre a hospitalidade e a oração

  • JESUS VISITA MARTA E MARIA

    Jesus — o Caminho, a Verdade e a Vida

  • É IMPORTANTE PERSISTIR EM ORAR
Na encosta leste do monte das Oliveiras, a uns três quilômetros de Jerusalém, fica o povoado de Betânia. (João 11:18) Jesus vai para lá e entra na casa de duas irmãs, Marta e Maria. Elas e seu irmão Lázaro são amigos de Jesus e lhe dão calorosas boas-vindas.
Para eles é uma honra receber o Messias em sua casa. Marta está ansiosa para oferecer o melhor a Jesus, então começa a preparar uma refeição elaborada. Enquanto isso, sua irmã Maria se senta aos pés de Jesus para ouvi-lo. Depois de um tempo, Marta diz a Jesus: “Senhor, não se importa que minha irmã me deixou sozinha para cuidar das coisas? Diga a ela que venha me ajudar.” — Lucas 10:40.
Em vez de criticar Maria, Jesus aconselha Marta porque ela está muito preocupada com as coisas materiais: “Marta, Marta, você estáansiosa e preocupada com muitas coisas. Mas poucas coisas são necessárias, ou apenas uma. Maria, por sua vez, escolheu a boa porção, e essa não será tirada dela.” (Lucas 10:41, 42) Jesus diz que não é necessário gastar muito tempo preparando tantos pratos, uma refeição simples é suficiente.
Marta tem boa motivação, pois quer mostrar hospitalidade. Mas, como está muito preocupada com a refeição, não ouve a valiosa instrução do Filho de Deus. Assim, Jesus deixa claro que Maria faz a escolha sábia. Isso a beneficiará muito e é uma lição de que todos nós devemos nos lembrar.
Em outra ocasião, Jesus ensina mais uma lição importante. Um discípulo lhe pede: “Senhor, ensine-nos a orar, como também João ensinou os discípulos dele.” (Lucas 11:1) Há cerca de um ano e meio, Jesus fez isso no Sermão do Monte. (Mateus 6:9-13) Mas talvez esse discípulo não estivesse presente, então Jesus relembra os pontos principais. Depois faz uma ilustração enfatizando a necessidade de persistir em orar.
Jesus diz: “Digamos que um de vocês tenha um amigo e vá procurá-lo à meia-noite, e lhe diga: ‘Amigo, empreste-me três pães, porque um amigo meu acaba de chegar de uma viagem e eu não tenho nada para lhe oferecer.’ Mas ele responde lá de dentro: ‘Pare de me incomodar. A porta já está trancada e os meus filhinhos estão comigo na cama. Não posso me levantar e lhe dar algo.’ Eu lhes digo: Ele certamente se levantará para lhe dar tudo que necessita, não por ser seu amigo, mas por causa da sua persistência e ousadia.” — Lucas 11:5-8.
Com isso, Jesus não quer dizer que Jeová não está disposto a atender aos nossos pedidos. Ele mostra que, se até um amigo que não está disposto atende aos pedidos persistentes de alguém, quanto mais nosso amoroso Pai celestial atenderá aos pedidos sinceros de seus servos leais. Então Jesus diz: “Persistam em pedir, e lhes será dado; persistam em buscar, e acharão; persistam em bater, e lhes será aberto. Pois todo aquele que pede, recebe; e todo aquele que busca, acha; e a todo aquele que bate, se abrirá.” — Lucas 11:9, 10.
Depois Jesus destaca esse ponto por fazer uma comparação com pais humanos: “Qual é o pai entre vocês que, se o filho lhe pedir um peixe, lhe entregará uma serpente em vez de um peixe? Ou, se lhe pedir também um ovo, lhe entregará um escorpião? Portanto, se vocês, embora maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai, no céu, dará espírito santo aos que lhe pedirem!” (Lucas 11:11-13) Isso nos garante que nosso Pai está disposto a nos ouvir e atender às nossas necessidades.

Nenhum comentário :

Postar um comentário